22.7.09

Serve-se quente



No fundo da minha rua há um café em tons escarlate onde as pessoas entram num passo apressado como a vida, olhos postos no chão. Sentam-se para beberem um café social ou embaciam as vitrines do balcão enquanto esperam pelo pão quente da última fornada. O murmúrio de fundo, o fumo dos cigarros, o bater dos pratos nas mesas ensurdecem-me o espírito. Os meus ouvidos ainda são capazes de captar, aqui e além, conversas alheias. O casal à direita discute quem é culpado pela má educação do filho mais novo. À esquerda, dois rapazes magramente feios, de olhar mórbido, falam (alto demais) de droga. Ao longe, uma miúda com voz de verniz estalado grita com a infeliz que tem ar de sua mãe.
"Para mim é uma meia de leite. Directa, por favor". A mistura rica do cheiro do café com o do leite embebeda-me. Fecho os olhos para melhor beber este momento só meu. Tornou-se uma rotina, uma necessidade, uma...sequência: mexe-prova-saboreia-pousa. Entrou um vendedor de totoloto, cego. O cheiro do seu pobre viver chega-me às narinas, mas o odor do café é mais forte. Mexe-prova-saboreia-pousa. Uma criança chora à entrada por uma caixa de pastilhas de morango. Mexe-prova-saboreia-pousa. Outras rotinas se dão. Uns ficam, outros saiem, alguns entram num passo apressado como a vida, olhos postos no chão.
Abençoada meia de leite. Mexe-prova-saboreia-pousa.

9 comentários:

Aubergine. disse...

desde que seja uma inveja saudável :P

Bom texto :D *

Maria disse...

Um dia vamos tomar uma meia de leite, as duas.

David Pimenta disse...

Como eu gostei deste, mesmo.
Principalmente do Mexe-prova-saboreia-pousa.

Andreia disse...

Ai... apetece-me um café agora! *

Afonso Arribança disse...

A vida tem muito de rotineira, mas há prazeres que felizmente se repetem.
Gostei bastante.

David Pimenta disse...

Não se trata de ser triste, é mesmo a questão da imagem. Não gosto nada de sorrir para as fotografias, por acaso não me considero uma pessoa triste mas de vez em quando têm os seus porque não.
vou ver se arranjo uma imagem melhor. já me tinham dito que tenho fotos melhores :)

C disse...

adorei ler este texto!
beijinhos.

Maria ♥ disse...

Muitas vezes é a rotina que nos salva da novidade.

Ana Carolina disse...

O cheiro do café é melhor que o sabor :)*

Bonito texto *